Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá “Sky Rainforest Rescue“
Realizado para o WWF este estudo contemplou a identificação de estratégias de mercado para conservar e aumentar o fluxo produtivo da cadeia da borracha nativa do Acre. A organização foco foi a Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá – CAET. O entendimento dos esforços necessários para conectar, valorizar e proporcionar novidades nessa cadeia de valor foi o principal objetivo desta consultoria. Por meio do diagnóstico foi possível identificar as principais dificuldades dos atores envolvidos e os melhores meios de motivar a sua participação na formulação de políticas públicas e estratégias de mercado de valorização de produtos florestais. Entenda mais sobre o projeto.

A atividade foi iniciada em janeiro de 2016 e concluída em julho do mesmo ano. O estudo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, acesso às informações públicas em fontes oficiais, benchmarkings e entrevistas com cerca de 20 atores chave da cadeia produtivas da borracha no Acre.
Foram realizados contatos inicias para prospecção de novos clientes, articulado o desenvolvimento de testes físicos com a matéria-prima para gerar características e especificações do produto, sugeridas cinco estratégias que envolvem o empreendedorismo social de base tecnológica e florestal para criar novas oportunidades de negócios com a borracha nativa do Acre. Adicionalmente foi iniciado desenvolvimento de plataforma digital para produtos da sociobiodiversidade.
Executiva: Diego Brandão e Lívia Naman, colaboradores da Amazônia Socioambiental
Consultiva: Kaline Rossi da WWF Brasil
Aporte técnico e financeiro: WWF Brasil
Crédito imagens: WWF Brasil
- Contexto
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Realizado para o WWF este estudo contemplou a identificação de estratégias de mercado para conservar e aumentar o fluxo produtivo da cadeia da borracha nativa do Acre. A organização foco foi a Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá – CAET. O entendimento dos esforços necessários para conectar, valorizar e proporcionar novidades nessa cadeia de valor foi o principal objetivo desta consultoria. Por meio do diagnóstico foi possível identificar as principais dificuldades dos atores envolvidos e os melhores meios de motivar a sua participação na formulação de políticas públicas e estratégias de mercado de valorização de produtos florestais. Entenda mais sobre o projeto.
- Métodos
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A atividade foi iniciada em janeiro de 2016 e concluída em julho do mesmo ano. O estudo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, acesso às informações públicas em fontes oficiais, benchmarkings e entrevistas com cerca de 20 atores chave da cadeia produtivas da borracha no Acre.
- Resultados
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Foram realizados contatos inicias para prospecção de novos clientes, articulado o desenvolvimento de testes físicos com a matéria-prima para gerar características e especificações do produto, sugeridas cinco estratégias que envolvem o empreendedorismo social de base tecnológica e florestal para criar novas oportunidades de negócios com a borracha nativa do Acre. Adicionalmente foi iniciado desenvolvimento de plataforma digital para produtos da sociobiodiversidade.
- Equipe
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Executiva: Diego Brandão e Lívia Naman, colaboradores da Amazônia Socioambiental
Consultiva: Kaline Rossi da WWF Brasil
Aporte técnico e financeiro: WWF Brasil
Crédito imagens: WWF Brasil