Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental de famílias extratoras de açaí
Realizado ao Instituto Coca-Cola Brasil o diagnóstico socioeconômico e ambiental das comunidades, do município de Carauari, Amazonas, na região do médio rio Juruá, que realizam o extrativismo do açaí para venda ou que possuam interesse em iniciar esta atividade, foi realizado para entender a situação atual e monitorar o impacto da atividade na região, assim como direcionar futuras ações do Instituto Coca-Cola Brasil nas comunidades fornecedoras de açaí.

Por meio de questionário estruturado foram realizadas visitas e entrevistas com famílias extratoras de açaí de 49 comunidades da região do Médio Juruá, no município de Carauari. Foram levantadas informações socioambientais, socioeconômicas, sobre organização social e relações de venda do açaí, como preço, presença ou não de atravessador, entre outras informações. O diagnóstico foi realizado no período de julho a dezembro de 2014.
Em todas as comunidades visitadas a coleta do açaí é feita em áreas naturais, configurando um cenário de extrativismo. Os comunitários consideram a venda do açaí para agroindústria como algo favorável, uma vez que garante um comprador constante e preço previsível. Por meio da agroindústria a Coca-Cola compra o açaí processado.
As principais dificuldades enfrentadas pelos comunitários são em relação à saúde, a educação e infraestrutura. Nas comunidades mais distantes da cidade, local onde se encontra o comprador, identificamos a presença de atravessadores.
Executiva: Diego Brandão, Caroline Lara e Lívia Naman, colaboradores da Amazônia Socioambiental e Almira Silva do Instituto Coca-Cola Brasil
Consultiva: Fernanda Ferraz e Octávio Nogueira do Instituto Coca-Cola Brasil
Aporte técnico e financeiro: Instituto Coca-Cola Brasil
Créditos imagens: Amazônia Socioambiental
- Contexto
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Realizado ao Instituto Coca-Cola Brasil o diagnóstico socioeconômico e ambiental das comunidades, do município de Carauari, Amazonas, na região do médio rio Juruá, que realizam o extrativismo do açaí para venda ou que possuam interesse em iniciar esta atividade, foi realizado para entender a situação atual e monitorar o impacto da atividade na região, assim como direcionar futuras ações do Instituto Coca-Cola Brasil nas comunidades fornecedoras de açaí.
- Métodos
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Por meio de questionário estruturado foram realizadas visitas e entrevistas com famílias extratoras de açaí de 49 comunidades da região do Médio Juruá, no município de Carauari. Foram levantadas informações socioambientais, socioeconômicas, sobre organização social e relações de venda do açaí, como preço, presença ou não de atravessador, entre outras informações. O diagnóstico foi realizado no período de julho a dezembro de 2014.
- Resultados
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Em todas as comunidades visitadas a coleta do açaí é feita em áreas naturais, configurando um cenário de extrativismo. Os comunitários consideram a venda do açaí para agroindústria como algo favorável, uma vez que garante um comprador constante e preço previsível. Por meio da agroindústria a Coca-Cola compra o açaí processado.
As principais dificuldades enfrentadas pelos comunitários são em relação à saúde, a educação e infraestrutura. Nas comunidades mais distantes da cidade, local onde se encontra o comprador, identificamos a presença de atravessadores.
- Equipe
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Executiva: Diego Brandão, Caroline Lara e Lívia Naman, colaboradores da Amazônia Socioambiental e Almira Silva do Instituto Coca-Cola Brasil
Consultiva: Fernanda Ferraz e Octávio Nogueira do Instituto Coca-Cola Brasil
Aporte técnico e financeiro: Instituto Coca-Cola Brasil
Créditos imagens: Amazônia Socioambiental